sábado, 19 de outubro de 2013

Tutorial - Instalando a ROM Cyanogenmod 9 ICS (CM9) L3 E400

ROM Cyanogenmod 9 ICS (CM9)
Android: 4.0.4
CM9 29/09 

O que vai precisar:
- Ter o telefone com pelo menos 60% de bateria
- Backup dos seus dados se quiser recupera-los
- Remover todos os aplicativos de segurança que tenha instalado no telefone como: antivírus, etc..
- Ter o telefone rooteado. Se você não possui root, clique aqui e aprenda como fazer, é fácil e rápido!

Vamos lá então:
1 - Efetue os seguintes downloads: ROM CyanogenMod 9 29/09
                                                    Kernel CM9
                                                    Gapps

2 - Copie os arquivos ZIP para a raís do cartão de memória.

3 - No smartphone vá ao "Google Play" e pesquise por "ROM Manager" e instale-o.

4 - Com a internet ligada, execute o "ROM Manager" no seu telefone, dê permissão SU (root). Clique em "Aplicar recuperação ClockworkMod", na lista selecione o LG Optimus L3 e deixe efetuar o download e instale.

5 - Ainda no ROM Manager clique em "Reiniciar para a recuperação", o telefone deverá iniciar em modo de CWM.

6 - Use os botões de volume para navegar e selecione “Wipe Data/Factory Reset” com o botão power (lig/deslg) e depos selecione yes.
Faça o mesmo na opção "Wipe Cache Partition", e em advanced na "Wipe Dalvik Cache" e "Wipe Battery Stats".

7 - Agora, navegue pela interface e vá em “Install zip from sdcard >> Choose zip from sdcard" e selecione os arquivos zip que baixou anteriormente na seguinte ordem:

1. cm-9-20130929-NIGHTLY-e400.zip
2. LG L3 E400 Kernel.zip
3. LG L3 E400 gapps.zip

8 - É altamente recomendado, que após o passo 7 (instalação da ROM, kernel e gapps), se faça o passo 6 novamente, para evitar boot loop e outros problemas ..

Depois que ele seja concluído, você pode voltar e selecionar “Reboot system now” e está feito! 

Atenção: Eu não me responsabilizo por qualquer dano ou perda de dados do seu aparelho.
Se precisarem de ajuda, peçam!

Dica: Depois de algum tempo usando, e grande numero de jogos e aplicativos instalados, percebi que muitos deles deixavam processos em segundo plano abertos, oque acabava deixando o celular lento, e com pouca memória Ram livre. Para evitar isso, faça o seguinte, vá em: Configurações >> Opções do desenvolvedor >> Limite do proc. 2o plano, e selecione: No máximo, três processos. 
Eu uso três, porque uso um gerenciador de bateria, que necessita ficar aberto sempre. Se você não usa um gerenciador de bateria, antivirus ou outro aplicativo que tenha que ficar sempre aberto, selecione: No máximo, dois processos. 
Outra dica: Desative as Animações e Transições ( também nas opções de desenvolvedor ), isso ajuda a deixar o sistema mais fluido .. 


Tutorial: Mateus Batista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

117 comentários:

  1. acho que finalmente um tutorial que explicou bem. Eu já fiz um processo parecido, porém, depois de tudo, ele ficou num loop infinito naquela imagem do Cyanogem, por umas 5 horas seguidas. Vou deixar meu cel carregar e vou testar o seu, valeu cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei deixar o tutorial o mais explicado possível,
      se fizer exatamente como no tutorial, não tem erro!
      Se tiver alguma duvida, é só perguntar aqui, ajudarei no que for possível! ;]

      Excluir
  2. muito bom cara mais eu tenho uma duvida eu n poderia apenas instalar o mad manager e colocar as opções de backup da rom atual e depois formata e instalar o novo sistema pois assim é bem mais facil n?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei esse programa, então não sei te dizer ..
      Mas creio que o processo do tutorial seja basicamente igual, só que mais "manual".
      Aé, e com o ROM Manager você também pode fazer um backup da sua ROM atual por segurança, caso ache necessário.. ;]

      Excluir
  3. Mateus essa versão e mais actual da cn9 ou já saiu outra?

    ResponderExcluir
  4. para fazer overclock é preciso fazer o passo 6 tambem ? obs: muito obrigado pelo tutorial \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!
      Com a CM9 eo Kernel já instalados, para fazer overclock é só ir em Configurações>Desempenho>Processador e definir as configurações como desejar ! ;]

      Excluir
  5. como faz pra selecionar musicas do sd card como toque de chamada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crie uma pasta dentro do cartão sd com o nome: "media", dentro desta pasta, crie outra pasta com o nome: "audio", e dentro da pasta audio, crie uma pasta chamada "ringtones".
      Ficará assim. SdCard/media/audio/ringtones
      Coloque a musica que você quer como toque dentro da pasta ringtones;
      Agora é só você ir em configurações>som>toque do telefone e selecionar a musica !
      Obs.: é possível que essas pastas já existam no seu cartão; caso não tenha é só criar normalmente.

      Excluir
  6. Depois q eu atualizo tenho q rotear de novo?

    ResponderExcluir
  7. Como faco se depois , foor preciso eu voltar para a rom limpa original ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso voce nao tenha um backup da sua rom antiga, voce terá que usar o kdz para retornar a stock !

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sim, Instalando o Gapps voce terá os aplicativos essenciais da google!

      Excluir
  9. Acabei de atualizar ficou super show
    Parabéns Mateus =D

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Nao?
      testei aqui e estava normal ..
      aparece algum erro?
      voce pode tentar reinstalar o apk da camera, pra ver se resolve o problema!

      Excluir
  11. Mano eu fiz tudo como estava ensinando ai o tutorial, e deu super certo estou muito feliz e satisfeito :). Eu posso continuar usando o cm9 "pra sempre" do jeito que está ou vou ter que ficar atualizando ? Obrigado pelo tutorial :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, que bom que conseguiu. ;]
      voce pode continuar usando ele assim "pra sempre",
      eventualmente eles podem lançar alguma atualização com melhorias e tals, mas fica a seu critério, atualizar ou não!

      Excluir
  12. Cara, mto obrigado pelas dicas, meu celular ficou mto bom mesmo !!

    ResponderExcluir
  13. deixa eu falar eu ja instalei essa rom no meu optimus l3 e quando eu vou fazer uma pesquisa na google aparece assim o google parou de funcionar .....a camera tambem faz isso ......ao passar o tempo as musica começam a travar se puder me ajudar me ajuda ai por favor

    ResponderExcluir
  14. a camera ea google fica partando de funcionar como arumar ....e ao passar do tempo as musicas ficam travando como arumar por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi algumas pessoas com problemas na camera, na maioria dos casos, é só reinstalar o .apk da camera e ela volta a funcionar perfeitamente!
      Que google? Google Play? voce pode tentar desinstalar o app que ta no aparelho, baixar a versão mais recente, e instalar novamente. fazendo isso deve resolver o problema, porque NÃO é bug da cm9!
      Agora, nunca vi ninguem falando de problemas nas musicas depois de instalar cm9, voce pode instalar outro player para ver se acaba esse problema. recomendo o Poweramp (versão full) uso a algum tempo e nunca tive problemas!
      Uma duvida.. voce deu todos os wipes necessarios antes e depois da instalação da ROM?

      Excluir
  15. ea google pesquisa ....que fica na tela ......qando vc entra na pesquisa ai vc vai escrevendo para pesquisar ......aparece assim a google pesquisa parou de funcionar e esse o problema ......se vc souber arumar isso me fala ai cara .....me ajuda ai pfv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desinstala e instala o Google Pesquisa direto da Googla Play!
      Tenta abrir o Google Persquisa na lista de apps, e nao pelo widget e ve se também ocorre esse problema!
      deu todos wipes? normalmente nao se tem nenhum desses problemas quando se instala a cm9!

      Excluir
  16. me ajuda ai cara ,,,,,,,pfv,,,,,,,,eu queria saber se saiu a cm10 sem bugs para o optimus l3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: CM10 não sairá, mas a CM11 já está sendo desenvolvida pra nossos aparelhos. \õ/

      Excluir
  17. Meu cartão de memória nao funciona é como se não tivesse mais la o que eu faço? nao consigo abrir nenhuma musica nem foto diz como se tivesse inexistente mas no modo recovery ele funciona normalmente o que faço?

    ResponderExcluir
  18. Agora seu cartao fica no diretório: "/mnt/extra-sd". Voce pode encontrar esse caminho facilmente com o Root Explorer!
    Nas configurações voce pode substituir o caminho do cartao interno (1GB) pelo do seu cartao sd, para acesso mais rapido, e por exemplo, poder colocar datas de jogos pesados eo celular reconhecer automaticamente.. é só ir em: "Configurações>Armazenamento>"botao à esqueda da tecla home">Configuração>E selecione a checkbox: Usar armazenamento interno! Pronto! Agora é só reiniciar o celular, eo seu cartao sd estará no caminho: "/sdcard".
    Qualquer duvida é só perguntar ! ;]

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Creio que o unico bug conhecido seja o problema com o Viva-voz nas ligações, ele nao funciona!

      Excluir
  20. Os arquivos zip, no meu caso, quando baixam estão no formato RAR. Eu preciso extraí-los antes de copiar para o cartão de memória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, eles vem zipado (.zip), você não deve extrair, deve move-lo do modo que está para o cartão de memória!

      Excluir
  21. amigo, eu queria saber se funciona a mesma rádio da versão original? Ou terei que instalar um novo rádio nele ? (sem uso de internet)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não!
      Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum rádio que funcione na cm9 do nosso L3 E400! ;/

      Excluir
  22. Segui seu tutorial e deu tudo certo, ficou ótimo meu aparelho. Mas agora gostaria de saber como faço pra que meus aplicativos fiquem no só no SD, pois quando os instalo a memória do telefone continua enchendo, mesmo quando diz que está salvo no cartão de memória e não consigo colocar nada na memória interna...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o que você pode fazer é particionar o seu cartão de memoria, e usando o Link2SD, linkar os aplicativos pra ele.. funciona muito bem!
      Outra coisa que você pode fazer, é instalar a cm9 com SDMERGE. ela transforma o 1GB do cartão interno em memoria do sistema. estou usando/testando esse método, e talvez em breve saia um tutorial sobre o assunto aqui. mas você consegue achar vários facilmente no google!
      Existem outras coisas que podem ajudar, mais fáceis, mas nada definitivo..

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Mateus,
    Bom dia eu fiz e deu tudo certo com a instalação, so que no navegador eu não consigo reproduzir video, somente baixando pra poder assistir. oque que eu posso fazer para sanar este problema. e qual melhor app pra galeria de fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivair, o navegador padrão é muito ruin, recomendo que você instale outro. (Ex: UC browser, Opera, Dolphin browser, etc..)
      A galeria que eu estou usando, eu baixei no forum xda, o arquivo veio com o nome "Gallery2.apk" e no nome do aplicativo só esta "Galeria" entao nao sei dizer.. mas ela é mttt boa mesmo!

      Excluir
  25. Oi, obrigada pelo tutorial, me ajudou, e muito! Mas você já usou o apk Twitter no aparelho depois de instalar essa ROM? Pergunto pois, não sei se só ocorreu comigo mas, depois de instalá-la, não há mais como alterar a capa do twitter, aparece uma mensagem dizendo que o aparelho não suporta essa ação. É uma pena, pois antes havia essa possibilidade. Sabe se há como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe a ultima versão da Google Play, estou usando ela aqui, e esta normal !

      Excluir
  26. Mateus , obrigado conseguir fazer tudo certo mais agora meu celular nao e mais reconheçido pelo computador , o que eu faço ?? nem o sd reconheçe mais , como eu vou voltar pra room original se eu quiser se nao conecta via usb ele so carrega , valeuu !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o.O , instalou o Kernel ?
      Vai nas configurações, Armazenamento, aperte o botao à esquerda da tecla home, escolha a opção que fala sobre USB, e selecione Armazenamento em Massa (Mass Storage) ou dispositivo de midia(Media device) e ve se o computador vai reconhecer, caso nao reconheça, talvez voce tenha que instalar os drivers da LG em seu pc!
      Para confirmar que seu sd nao esta sendo reconhecido, use o Root Explorer e vá ate a pasta " /mnt/extra-sd ", e veja se os arquivos do cartão nao se encontram nesta pasta..
      Para voltar a ROM original, se usa o KDZ com o "modo emergecia" !

      Excluir
  27. Olá, tipo eu coloco pra procurar as coisas do cartao de memoria ai fala q naum tem nenhum cartao sd encontrado, oq eu faço ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para confirmar que seu sd nao esta sendo reconhecido, use o Root Explorer e vá ate a pasta " /mnt/extra-sd ", e veja se os arquivos do cartão nao se encontram nesta pasta..

      Excluir
  28. Mateus no meu l3 nao tem o widget do google pesquisa aquele box , nao veio instalado , tem como colocar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, aqui veio. ;/
      tenta reinstalar o aplicativo Google Pesquisa, reinicia o celular e ve se o Widget aparece..

      Excluir
  29. depois q fiz esse processo meu celular carrega mas n mostra q esta carregando :( e nem conecta cabo usb tm algo pra ajudar a corrigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai nas configurações, Armazenamento, aperte o botao à esquerda da tecla home, escolha a opção que fala sobre USB, e selecione Armazenamento em Massa (Mass Storage) ou dispositivo de midia(Media device) que o computador vai reconhecer..

      Excluir
  30. tem problema se eu ja tiver com uma rom instalada ?

    ResponderExcluir
  31. pq eu fiz tudo direitinho mas aparece uma tela preta com um monte de coisas escritas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish. ;x , era qual rom?
      Volta pra stock com o KDZ e tenta instalar denovo..

      Excluir
  32. vlw msm cara eu ja tinha instalado essa rom varias vezes mais em outros sites mais ele fikava com bug no contraste. mais agr fiko pft vlw man

    ResponderExcluir
  33. Desinstala, procura no google o .apk da versão mais atual da Google Play, baixa e instala..
    Se nao adiantar comenta aqui denovo..

    ResponderExcluir
  34. Comprei o Optimus L3 E400f há duas semanas. Eu pretendendo instalar o CM9 nele, o mais depressa possível, mas tenho medo de deixar o aparelho inutilizável (como aconteceu com um outro aparelho meu; um que usava há muito tempo e que já estava apresentando alguns problemas).
    Tenho uma dúvida: o aparelho d'um de vocês já parou de funcionar, durante ou após o processo de instalação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse processo é "seguro"..
      no pior dos casos, oque pode acontecer, é ele entrar em loop infinito, ou algo parecido, nada que o kdz nao dê jeito!

      Excluir
  35. Vi alguns posts aqui onde são relatados erros com a câmera! Como reinstalo ela? No mais seu tutorial é muito didático (acho que um dos melhores que já vi)! VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, instala ae no seu aparelho, e vê se apresenta algum problema na câmera, pois quando eu usava essa ROM, não tinha problema nenhum. Caso haja, com o Link2SD, você deve remover o app padrão de Câmera, e reinstalar ou instalar um de sua preferencia. Procurando no Google ou mesmo no Google Play, você encontra uma grande variedade da app do gênero, ae fica ao seu critério escolher o que mais te agrada! ;]
      qualquer coisa, comenta..

      Excluir
    2. Ok Obg pela resposta! Vc teria algum app pra recomendar??? E launcher, apesar do launcher dele ser muito legal eu gostaria de trocá-lo! Outra coisa, o leitor de audio padrão (APOLO) pode ser retirado???

      Excluir
    3. App de câmera não. ;/ , uso pouco a câmera, eo app padrão da rom que estou usando satisfaz as minhas necessidades.. (Creio que seja o mesmo apk dessa rom),
      Na questão do launcher, depende, estou usando o Apex PRO, e recomendo, mas também ja usei o Holo Launcher, Nova Launcher, ADW, Smart Launcher, entre outros. Todos muito bons.. ai recomendo você testar (nessa ordem) pra ver com qual você se adapta melhor! (recomendo fortemente que você procure no Google e baixe as versões pagas, que são muito mais completas, com os recursos liberados e etc..)
      Sim, o Apolo pode ser retirado, (deve kk), recomendo muito que você instale o Poweramp (FULL), na minha opinião, o melhor player que já testei até hoje!
      espero ter ajudado, qualquer coisa comenta..

      Excluir
    4. Muito obg e parabéns por seu trabalho, simplesmente ótimo!!!!!!!!!!!

      Excluir
    5. De nada, Obg voce. rs ;)
      Só uma atualização: depois da sua pergunta, andei pesquisando apps de camera, o melhor que encontrei até agora foi o Camera ZOOM FX, então, fica ai a recomendação! , testei também o Night Camera, para fotos com pouca luz, as imagens ficam boas se não tremer muito, mas o app em si é meio 'bosta', rs, mas fica ai a indicação para se você quiser testar!

      Excluir
  36. o meu parece que entrou no loop infinito porque só fica aparece o bonequinho da cm9 e nada de apareçer a tela inicial teve alguma coisa errada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê um wipe data e wipe cache que deve resolver! ;]
      qualquer coisa, comenta..

      Excluir
  37. O que eu faço pra desinstalar o CM9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para retirar a CM9, você vai precisar baixar uma rom stock (v10c por exemplo) e instala-la no aparelho via KDZ.

      Excluir
    2. Cara instala a rom latte rev2 , otima pra jogos . e a memoria interna da rom eo seu cartap sd

      Excluir
    3. Aconselho você esperar um pouco,
      em breve, vou postar um tutorial para instalação da ROM SlimCm9 [com SDMERGE], que é uma excelente ROM;
      e assim que sair a CM11 (que está em desenvolvimento) também devo postar um tutorial aqui !

      Excluir
  38. poh zika fui fazer um overcrock no meu lg na rom original, deu certo mais o cell ficou com a rom toda embaçada quase chorei de raiva, entao tive aideia de instalar outra rom e esta deu certo de primeira valew pelo tuto bem esplicado que vc fez me ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. deu certo... porém todos meus contatos sumiram.... ja eras né?

    ResponderExcluir
  41. Uma bosta essa cm9 so trava o celu , ea ram e mto ocupada por apps inuteis..a melhor Rom q baixei ea latte rev2, ela trasforma o 1g interno em 1g do dispositivo, ea memoria interna eo cartao de memoria . no meu caso 16g . rodand liso aki gta. need porXes, need mosted,nova,shadowgun,p es,fifa etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apps "inúteis" você pode simplesmente desinstalar..
      A parada de transformar o cartão SD em memoria interna éo SDMERGE, ele não é exclusivo da latte. tem CM9 com o SDMERGE e compensa muito mais!
      Cara, já essa parte do celular ficar travando, é problema ai no seu.. como você instalou, como usa ou mesmo problemas no hardware. ;/
      Rodo todos esses jogos que você mencionou com a SlimCM9 RC4, alem do DT2, RR3 e Asphalt 8.. que foi os que eu testei. ;)
      aé, também a latte rev2 já tá "ultrapassada", já temos roms melhores que ela e a CM9 limpa (rom do post), como a SlimCm9, a Icsmoothness, a Revenge Z, entre outras.. sem contar a CM11 que está sendo desenvolvida, e pelo que estão falando vai ser a melhor ROM de todas..

      Excluir
  42. Muito bom mesmo este post ...
    Facil e nao tem erro..
    Valeu!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. você não tem nenhum totorial em vídeo não !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. totorial? shuash
      po vlh, não fiz tutorial em video não, porque é muito fácil e achei que o meu tutorial em texto ficou bem explicado; mas se mesmo assim você tiver tendo dificuldade, é só procurar tutoriais no YouTube, lá há vários, procure até encontrar um que te dê segurança para proceder com a instalação..

      Excluir
  44. Me desculpe é por que sou novato nesse negócio de instalar rom, e essa vai ser a primeira que vou instalar no meu celular.Mais uma coisa Mateus eu não entendir "8 passo" em que fala que e bom repetir o "6 passo". Mas se eu repetir ele vou ter que repetir o "7 passo" novamente também ?????? espero resposta !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você repete só o 6 mesmo. Isso só pra evitar sustos, tipo o cel não querer ligar, boot loop e tals.. fazendo isso já resolve esse tipo de coisa. :)

      Excluir
  45. Então Mateus consegui instalar a ROM mais tem um problema que estou encontrando enlace quando e vou vou fazer uma verificação com meu antivírus que e o AVG PRO ele não consegue verifica e fecha sozinho já testei outros e funcionaram normalmente só com ele acontece isso, e um detalhe já testei outra versão mais antiga que essa que estou usando hoje (versão 4.0) e e a mesma coisa CV tem ideia do que seja????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso o AVG, então não sei te falar o que pode ser.. :/
      você pode tentar procurar no Google por soluções para esse problema, ou outros aplicativos do gênero pra ver se gosta de algum que não tenha esse problema..

      Excluir
  46. O meu l3 e400f rom v10d ate agora ainda nao consegui fazer root de maneira alguma.
    e tbm tenho medo de dae algum problema nele foi um presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troca a ROM, coloca a V10k ou a V10C, com elas voce nao deve ter dificuldades para rootear..

      Excluir
    2. Eu num tenho internet boa ai Pedi a um amigo meu para baixar a v10A,consigo com esta tbm?

      Excluir
    3. A v10A é MUTOOOO RUIM cara, varios bugs, baixo desempenho, muito ruim mesmo. instala a v10K ou v10C mesmo, que sao as melhores stocks!

      Excluir
  47. Mateus o meu wi-fi nao estar funcionando ! será que e alguma coisa que fiz de errado na instalação da ROM ? o seu ta normal ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao há problemas com o wifi nessa ROM, dê wipe data. se nao resolver reinstale ela!

      Excluir
  48. Vou tentar intalar essa rom, eu ja tenho tudo, só falta baixar e instalar essa rom, Parabens em, muito bem explicado

    ResponderExcluir
  49. Fui instalar e não sai da tela do robô azul. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De os "wipes" como indicado no tutorial, caso nao resolva, reintale-a!

      Excluir
  50. Olá ..Tem um sério problema na rom cm9 . Q é o congelamento de tela .. Já vi vários tutorias não sei oque fazer . E foda porque é uma room muito perfeita sem defeitos .. E tem defeitos , q e esse congelamento de tela . Me ajuda :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. congelamento de tela? isso costuma ocorrer se voce desativa a rotação automatica de tela, entao deixe essa opção ativada, que provavelmente nao tera mais esse problema!

      Excluir
  51. Sera q com ela Da Pra Rotear internet do chip q a gente usa

    ResponderExcluir
  52. Funcionou certinho no meu...valew!Muito bom o tuto!!!

    ResponderExcluir
  53. não passa do protetor de links

    ResponderExcluir
  54. Ola No mee N pegou o Cartão pode me ajuda ?

    ResponderExcluir

Não poste palavrões nem insultos a qualquer pessoa, comentários com contéudo fora das regras serão deletados, só coloque links de blogs se for parceiro!